sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

por ti e por um futuro melhor, pratica

Uma viagem monótona, nocturna e depressiva como sempre. Adoro observar e não pude deixar de reparar na agitação de um indivíduo que estava sentado ao lado de um senhor já com alguma idade. Respirava de forma ofegante e abanava-se consecutivamente, há-de ter uns 40 anos, 1.90m de altura e, à vontade, 200kg. Mudou-se para o banco de trás onde podia utilizar os dois bancos porque realmente uma pessoa com estas dimensões 2x1 tem que ocupar dois lugares para se sentir confortável. Ainda assim, não estava fácil, começou por tentar deitar-se nos dois bancos a ler um livro mas lá percebeu que era um bocadinho grande para isso. Já sentado, encostado á janela, ocupava os dois lugares, pegou outra vez no livro e recomeçou a ler. Contudo, continuava agitado, mexia-se muito, levantou-se e puxou de uma garrafa de água de 1,5l da sua mala, sentou-se e de rajada despejou metade da garrafa, prosseguiu a leitura, soltou um pequeno arroto, fingiu que não era nada com ele, continuou focado apenas no livro e de vez em quando soltava uns guinchos como o dos ratos. Um homem deveras esquisito mas que retrata e bem a obesidade mórbida em Portugal que lamentavelmente tem vindo a aumentar, há mais de 300 mil pessoas com o IMC superior a 40, ou seja, com obesidade extremamente elevada ou muito grave. Nada de que nos possamos orgulhar, aproveito para te chamar à atenção dos benefícios da actividade física para a saúde assim como uma alimentação rica e saudável.

A actividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população.

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e evitar outras substâncias perigosas para a saúde.
A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam,  física,  social e mentalmente, toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.
A actividade física é:
  • Para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças; 
  • Para os governos: um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população.”